Pesquisador do Observatório de Democracia e Direitos Humanos tem artigo aprovado em evento internacional
O acadêmico de Relações Internacionais e pesquisador fundador do Observatório de Democracia e Direitos Humanos, João Vitor Corso, teve seu artigo intitulado “Identidade, territorialidade e cultura: a luta dos povos indígenas em contexto de violações dos direitos humanos” aprovado no colóquio internacional “Reivindicações e Solidariedades: a América Latina em movimento” da Rede Latino-Americana de Estudos de Montreal (RÉLAM).
No artigo, o acadêmico aborda os direitos indígenas assegurados pós Constituição Federal de 1988, juntamente com avanços na proteção do direito humano ao meio ambiente e a qualidade de vida como bem comum de todos os povos. O objetivo do artigo foi investigar como a atuação do Estado por meio de políticas desenvolvimentistas e a ação ilegal de grileiros e madeireiros constituem uma ruptura ecológica e de conflitos sociais, assim como da erosão de direitos fundamentais e dos mecanismos de controle democráticos dos recursos naturais.
A Rede Latino-Americana de Estudos de Montreal (RÉLAM) faz parte da Universidade de Québec (UQAM) e baseia-se na necessidade de criar um espaço de pesquisa e colaboração para a “comunidade latino-americana” de Montreal. Na primavera de 2014, um grupo de professores de quatro universidades de Montreal propôs o estabelecimento de um grupo de estudos latino-americanos para seus colegas de ciências sociais que compartilham um interesse na América Latina. Esse apelo encontrou uma resposta ampla e entusiasta.