Pesquisadores
SANDRA REGINA LEAL
Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente é professora dos curso de Direito, Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde também coordena o Observatório de Democracia e Direitos Humanos e o projeto de extensão SIMULARI. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional dos Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, direito constitucional, direitos fundamentais, cidadania e metodologia do ensino superior. Ampla experiência em autorização e reconhecimento de cursos de graduação em direito.
JOÃO VITOR CORSO
Graduando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Co-fundou e é membro da Coordenação Geral do Observatório de Democracia e Direitos Humanos – Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq. Atualmente, pesquisador membro do Observatório de Justiça Ecológica e coordenados regional (região sul) do Repositório Global de Respostas Políticas para o enfrentamento da COVID-19 – Polimap. Atua como colaborador na disciplina de Teoria das Relações Internacionais e em pesquisa científica voltada para o direito internacional. Tem como área de estudo as ditaduras militares do Cone Sul e o direito humano ao meio ambiente com ênfase no Sistema Africano de Direitos Humanos.
Amanda Maria Hoepers
Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realiza projetos de Pesquisa e Extensão desde 2017, começando como bolsista no Instituto Federal Catarinense. Atualmente, é bolsista no Laboratório de Transportes e Logística da UFSC e participa das equipes acadêmicas dos projetos de extensão Universidade Federal de Santa Catarina Model United Nations (UFSCmun) e Simulações para o Ensino Médio (SIEM). Pesquisadora voluntária do Observatório com enfoque na ditadura militar na Argentina.
Ivan Dinis Decker
Graduando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Co-coordena o Conselho Estudantil de Relações Internacionais da Região Sul, membro da Associação Atlética Acadêmica de Relações Internacionais e do Diretório Acadêmico do Universidade Federal de Santa Catarina Model United Nations (UFSCmun), onde pesquisa sobre o desenvolvimento de narrativas tóxicas sobre refugiados e imigrantes. Pesquisador voluntário do Observatório com enfoque na ditadura militar na Argentina.
Maria Júlia Ferreira
Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Participa da equipe acadêmica do projeto de extensão Simulações para o Ensino Médio (SIEM) de Organizações Internacionais para Ensino Médio (SIEM), e integra a chapa “Revoada” do Centro Acadêmico de Relações Internacionais. Pesquisadora voluntária do Observatório com enfoque na ditadura militar no Chile.
Glória Santos
Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é estagiária na Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) da UFSC e compõe a chapa “Revoada” do Centro Acadêmico de Relações Internacionais (CARI). Pesquisadora voluntária do Observatório com enfoque na ditadura militar no Chile.
Virgínia Volkmer Cecconi
Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina. É bolsista de extensão no Projeto de Educação Ambiental, vinculado a Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC (CGA), e integra a chapa “Revoada” do Centro Acadêmico de Relações Internacionais. Pesquisadora voluntária do Observatório com enfoque na ditadura militar no Chile.
Hanielle Azevedo
Graduanda em Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina. Participou do projeto Releituras, iniciativa independente da graduanda Maria de Fátima Medeiros e Silva do curso de Letras Português da UFSC, no segundo semestre de 2019. Atualmente estagiária na empresa GETMORE atuando com o aplicativo comb. Pesquisadora voluntária do Observatório com enfoque na ditadura militar no Brasil.
Rômulo Taqueti
Graduando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Desde 2018 atua em projetos de pesquisa e extensão como o Ampliar Cultura, ministrando aula sobre o sistema político brasileiro em escolas públicas de Florianópolis, e o Universidade Federal de Santa Catarina Model United Nations (UFSCmun), pesquisando sobre a Questão Indígena nas Américas. Atualmente é assessor de mídias e comunicação do UFSCmun, assessor de marketing da Atlética de Relações Internacionais e pesquisador voluntário do Observatório com enfoque na ditadura militar no Brasil.
Liza Parente
Graduanda em Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, é pesquisadora do Observatório de Democracia e Direitos Humanos e do grupo RICTI – Relações Internacionais e Ciência, Tecnologia e Inovação, onde pesquisa sobre o Sistema Nacional de Inovação de Portugal e as relações entre o país e o Brasil, com foco no estado de Santa Catarina, no campo de ciência, tecnologia e inovação. Além disso, participa do grupo de extensão e competição Sociedade de Debates da UFSC e faz parte do comitê acadêmico da V edição do UFSCMUN, pesquisando sobre o conflito do Mar do Sul da China e suas implicações nas relações internacionais.